quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Encerramento do 1º EPEC-UERN

1º Encontro de Pesquisa, Extensão e Cultura termina com conferência sobre "Alternativas para o Desenvolvimento Sustentável".


A última noite do I Encontro de Pesquisa, Extensão e Cultura, no Complexo Cultural de Natal, começou com uma apresentação do músico Alexandre Atmarana e terminou com a conferência "Alternativas para o desenvolvimento sustentável", tema geral do evento que começou segunda-feira (25). O conferencista convidado foi o professor doutor Zysman Neiman, da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, que atua em movimentos ambientalistas há 25 anos.

Na mesma noite, o salão de iniciação científica abriu espaço para quatro painéis de alunos do curso de Ciências da Religião, totalizando 16 durante todo evento, incluindo apresentações de discentes de Ciências da Computação e Direito.

No teatro do CCN, foram apresentados Painéis de Pesquisa em Direito sobre "Análise da constitucionalidade do prazo de supressão dos impostos extraordinários" exposto pelo professor especialista Lídio Sânzio Gurgel (UERN); "Regulação ambiental de energias renováveis no RN visando o desenvolvimento sustentável" apresentado pela professora especialista Cláudia Vechi Torres (UERN); "O município brasileiro e o direito fundamental do acesso à justiça" pelo professor especialista Dijosete Veríssimo da Costa Júnior (UERN), e "A responsabilidade civil objetiva dos profissionais liberais: o princípio da superespecialidade" pelo professor mestre Fernando Gaburri (UERN).

A mesa-redonda da noite tratou dos "Caminhos para a formação de professores" e foi composta pelos professores doutores Araceli Sobreira Benevides, Daniel Bezerra de Brito e Josineide Silveira de Oliveira, todos do curso de Ciência da Religião do Campus da UERN em Natal.

A profa. dra.  Araceli falou sobre a importância dos saberes na construção da identidade do docente. "Saberes como a preocupação com a reflexão e o planejamento, além da organização dos conteúdos para evitar aulas confessionais, respeitando a pluralidade e a tolerância no Ensino Religioso", explicou.

A profa. dra.  Joseneide fez uma metáfora sobre a obra do escritor chileno Mia Couto, para falar sobre a importância das relações do professor e do aluno, desde sua chegada até sua formação. Já o professor dr. Daniel fez uma análise das mudanças históricas e conceituais na formação dos professores desde os anos 50, ressaltando a importância da história de vida do docente e não só de sua formação técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário